Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

No Dia do Médico-veterinário, Daniel Donizet visita Hvep e clínicas solidárias

Lei de autoria do distrital incluiu a data no calendário oficial do DF Para homenagear os serviços prestados em favor da saúde dos animais, ...


Lei de autoria do distrital incluiu a data no calendário oficial do DF
Para homenagear os serviços prestados em favor da saúde dos animais, o deputado Daniel Donizet (PL) entregou placas comemorativas ao Dia do Médico-veterinário, 09 de setembro, aos profissionais que trabalham no Hospital Veterinário Público do DF (Hvep) e em clínicas que atendem com preços solidários.
Segundo o deputado distrital, os profissionais que cuidam da saúde dos animais precisam ser valorizados pela dedicação à causa animal e à saúde de toda a população.
 “Em 2020, com a aprovação da Lei 6.558, consegui incluir o Dia do Veterinário no Calendário Oficial do DF. 
Precisamos criar condições para que o Poder Público valorize cada vez mais a categoria”, afirma.
“Esses profissionais merecem toda a nossa admiração e respeito, afinal, cuidam dos animais, que tanto amamos, com todo o carinho e dedicação. 
E não só cuidam dos animais, mas também da saúde humana. 
O médico-veterinário é um profissional de Saúde Pública e deve ser valorizado como tal. 
É preciso esclarecer a grandeza e relevância da categoria”, ressalta Daniel.
O parlamentar, que defende a causa animal em Brasília, já destinou mais de R$ 1,5 milhão para a manutenção do Hvep, além de conseguir, junto ao governador Ibaneis Rocha (MDB), a liberação de R$ 10 milhões em recursos para melhorias no hospital.
 “Com isso, o atendimento e o centro cirúrgico foram ampliados, novos profissionais contratados e novas especialidades, como ortopedia, estão no rol de consultas”.
Daniel Donizet também homenageou as clínicas cadastradas no Programa de Castração do Ibram e as que trabalham com preços solidários para atendimento de animais em situação de risco ou famílias de baixa renda.
 “Elas oferecem consultas, exames e cirurgias como castração a preço popular. 
Um serviço importantíssimo para os animais em vulnerabilidade do DF. 
A demanda por serviços veterinários é gigante e, com apenas um hospital público, muitos animais sofrem sem atendimento. Graças ao trabalho social dessas clínicas é possível ampliar o serviço oferecido à população”, explica.
Para Daniel, o médico-veterinário tem uma enorme responsabilidade social, principalmente para quem atua no setor público, pois lida diretamente com questões de saúde pública na relação entre os humanos, animais e o ambiente.
 “A vigilância sanitária, a vigilância epidemiológica e a vigilância ambiental, assim como programas educativos das Secretarias de Saúde, visam manter o bem-estar e a qualidade de vida da população”, completa.

Nenhum comentário