Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Pais merecem “puxão de orelha”, diz coordenadora de vacinação contra Covid-19 em Aparecida (GO)

Pais merecem “puxão de orelha”, diz coordenadora de vacinação contra Covid-19 em Aparecida (GO) Coordenadora de imunização de Aparecida, Ren...


Pais merecem “puxão de orelha”, diz coordenadora de vacinação contra Covid-19 em Aparecida (GO)
Coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, brincou que os pais e responsáveis precisam de um 'puxão de orelha'
Apenas 43% das crianças estão vacinadas contra Covid-19 no município de Aparecida de Goiânia. A informação é da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), com base no último levantamento, feito de 20 de janeiro a 11 de março. De acordo com o órgão de saúde, os pais precisam ficar de olho no cartão vacinal de suas crianças porque é necessário completar o esquema vacinal infantil, composto por duas doses.
A coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, brincou que os pais e responsáveis precisam de um ‘puxão de orelha’. Isso porque, nem metade das crianças de Aparecida de Goiânia se vacinaram. 
A meta é imunizar todas as 55.545.
Em Goiânia, por exemplo, 78.768 crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas até o momento. Desse total, 61.769 receberam a primeira dose e 16.999 se imunizaram com a segunda. Portanto, na capital, o número de vacinados representa 58,6% do total estimado de crianças nesta faixa etária, que é de 134.327.
À reportagem, a Secretaria de Saúde enfatizou que um novo levantamento será realizado em breve. Com isso, o percentual de crianças vacinadas deve aumentar. Mesmo assim, o puxão de orelha segue válido entre os especialistas da área.
“É fundamental que os pais e responsáveis se atentem para a proteção dos pequeninos, existem muitas crianças sendo hospitalizadas por Covid-19 sendo que a vacina está aí, é segura, eficaz e confere uma alta proteção contra a doença, complicações e hospitalizações”, afirmou a coordenadora de imunização de Aparecida.
Para facilitar a vacinação das crianças, Aparecida retomou a vacinação infantil itinerante nas escolas do município na última terça (5). 
Além disso, as crianças que entre cinco e 11 anos podem receber a vacina em oito postos fixos em Aparecida (Confira os locais abaixo). Também estão sendo aplicadas a primeira e a segunda doses do imunizante contra a infecção viral do Coronavírus em adolescentes e adultos da região.



Aparecida retomou a vacinação infantil itinerante nas escolas do município na última terça (5). (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)
Onde vacinar crianças em Aparecida?
A vacinação contra Covid-19 para crianças é realizada na Central de Imunização, situada na Rua São Domingos, 100, Centro; bem como nas UBSs dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque Jardim Olímpico e Cândido de Queiroz. O funcionamento da Central da Imunização é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Já as salas de vacinação das UBSs ficam abertas de segunda a sexta das 8h às 16h.
Para receber a proteção contra a infecção viral, os menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, deve assinar um termo de autorização para ser apresentado no momento da imunização.
“É importante lembrar que a vacinação pediátrica contra a Covid-19 tem uma especificidade: não pode ser administrada junto com as outras vacinas de rotina, já que para crianças de cinco a 11 anos é necessário um intervalo mínimo de 15 dias, antes e depois da aplicação desse imunizante, para recebimento de qualquer outra vacina”, destacou a coordenadora de Imunização do município, Renata Cordeiro.

Fonte: Mais Goiás 

Nenhum comentário