Prestem atenção, motoristas! Os testes de um novo tipo de radar começaram no Brasil que multariam veículos com ruído excessivo causado por...
Prestem atenção, motoristas! Os testes de um novo tipo de radar começaram no Brasil que multariam veículos com ruído excessivo causado por sistemas de exaustão. A ideia, importada da França, iniciou a fase de testes em Curitiba, capital do Paraná.
Esse procedimento está sendo desenvolvido em conjunto pela Perkons e pela Setran( Autoridade de Controle de Trânsito). O objetivo desta técnica é medir a velocidade que excede a detecção de ruído que é considerado excessivamente excessivo, neste caso, quando excede 90 dB.
Os testes de um sistema semelhante começaram em cidades da França, uma das quais está na autoestrada Evelyn, localizada a oeste de Paris. A tarefa é reduzir o excesso de ruído que pode perturbar o tráfego como um todo.
Como o radar funcionará com ruído excessivo?
De acordo com os dados coletados através de fotos e vídeos, o dispositivo será capaz de multar o motorista que exceder o limite de velocidade e o nível de ruído permitido. Os testes já começaram na Avenida Victor Ferreira do Amaral, localizada no bairro taroma da capital paranaense.
A intenção de implementar essa iniciativa partiu do grande volume de reclamações junto à Prefeitura sobre o excesso de ruído para carros e motocicletas. É o que explica Rosangela Batistela, que atua como supervisora de trânsito de Curitiba.
Punição de motoristas “barulhentos”
Após a coleta de dados, será possível acompanhar um diagnóstico sobre os veículos, no local dos horários em que a poluição sonora é mais cobrada.
“Com base nas informações de perfil comportamental desses motoristas, poderemos determinar o tempo da maior taxa de lesões e o tipo de veículo para que possamos atuar com a blitzkrieg educativa e também com a fiscalização”, explica o supervisor.
É importante ressaltar que o teste ainda não vai gerar uma multa ou pontos na carteira de motorista que excedam o tamanho do carro em mais de 90 dB no radar. Isso porque ainda é necessário aprovar o Instituto Nacional de Metrologia, Inmetro Corporation (Qualidade e Tecnologia), o processo organizacional do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Créditos: Rede Brasil News.
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