Tarcísio anuncia capitão Derrite na Segurança Pública, pastor Roberto de Lucena no Turismo e Kassab como novos secretários Com os novos indi...
Tarcísio anuncia capitão Derrite na Segurança Pública, pastor Roberto de Lucena no Turismo e Kassab como novos secretários
Com os novos indicados, chega a sete o número de secretários já anunciados pelo futuro governador para o mandato que começa em janeiro de 2023. O infectologista Esper Kallás será o novo presidente do Instituto Butantan e Inês Coimbra ocupará a Procuradoria Geral do Estado.
Por g1 SP e TV Globo — São Paulo
A equipe de transição do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (30) três novos nomes de secretários que irão compor o governo que assume o estado em 1º de janeiro de 2023.
Entre os indicados estão o deputado bolsonarista capitão Guilherme Muraro Derrite (PL), que será o responsável pela pasta da Segurança Pública, o também deputado e pastor Roberto de Lucena (Republicanos), que será secretário de Turismo, e o ex-prefeito de SP Gilberto Kassab, que ocupará a secretaria de Governo de SP.
O anúncio foi feito pelo coordenador-geral da equipe de transição, Guilherme Afif Domingos. O infectologista Esper Kallás também foi indicado como novo presidente do Instituto Butantan e Inês Coimbra como Procuradora Geral do Estado de São Paulo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/Q/JB0AYBTt61LFnLvhGdSw/whatsapp-image-2022-11-30-at-17.10.52.jpeg)
Guilherme Afif anuncia os novos nomes que irão compor o governo de São Paulo a partir de 2023. — Foto: Giba Bergamin/TV Globo
Com esses novos indicados, chega a sete o número de secretários já anunciados pelo futuro governador, conforme abaixo:
Educação: Renato Feder
Saúde: Eleuses Paiva (PSD)
Casa Civil: Arthur Lima
Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes: Natália Resende
Governo: Gilberto Kassab (PSD)
Segurança Pública: Guilherme Muraro Derrite (PL)
Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos)
Instituto Butantan: Esper Kallás
Procuradora Geral do Estado: Inês Coimbra
Perfil dos novos indicados
Guilherme Muraro Derrite (PL)
Deputado federal reeleito em 2022, Guilherme Muraro Derrite (PL) é ex-policial militar com passagem pela Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e com forte ligação com a família do presidente Jair Bolsonaro (PL).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/R/E/74pFntSLqxb0owhkWRCQ/derrite-e-bolsonaro.jpeg)
O deputado federal bolsonarista Capitão Guilherme Muraro Derrite (PL-SP), apoiador do presidente Jair Bolsonaro. — Foto: Reprodução/Facebook
Derrite é formado em direito é oficial da reserva da PM. Em 2015, chegou a ser advertido na Corregedoria da corporação ao ser gravado criticando o comando da PM por mudar de batalhões os agentes envolvidos em casos de letalidade policial.
Popular nas redes sociais e com mais de 2,8 milhões de seguidores no Facebook, ele se notabilizou por defender pautas conservadoras e a morte de suspeitos em confronto com a polícia.
Roberto de Lucena (Republicanos)
Pastor da Igreja “O Brasil para Cristo”, Lucena já exerceu o cargo de secretário de Turismo de São Paulo durante a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (na época no PSDB), entre 2011 e 2015.
Atual deputado federal, Lucena é filiado ao Republicanos, mesmo partido de Tarcísio de Freitas que é comandado por membros da Igreja Universal do Reino de Deus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/D/TuyJbAQ3aUimZltSqDCg/lucena-e-alckmin.jpg)
O deputado federal Roberto de Lucena (Republicanos) ao lado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de quem foi secretário de Turismo. — Foto: Reprodução/Facebook/Roberto de Lucena
Em 2022, ele tentou a reeleição para a Câmara dos Deputados, mas não conseguiu a quantidade de votos necessários para continuar no parlamento.
Lucena foi deputado federal por três mandatos, chegando a ocupar a vice-presidência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, além de ser membro da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso Nacional.
Gilberto Kassab (PSD)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/n/PFcotOQeAuFMRya9VxMA/dilma-e-kassab.jpg)
O ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). — Foto: Agência Brasil
Presidente Nacional do PSD, Kassab já foi ministro da Ciência e Tecnologia e Comunicações da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e também chegou a ser indicado como secretário da Casa Civil do ex-governador João Doria (PSDB).
Por causa de denúncias da Lava Jato de falsidade ideológica eleitoral (caixa 2), lavagem de dinheiro, corrupção passiva e associação criminosa a partir de uma delação premiada de executivos da J&F, ele acabou se licenciando do cargo no governo de São Paulo e não retornou.
Esper Kallás - Instituto Butantan
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/d/RElNwTR9m995MECrAXyw/esper-kallas.jpg)
Esper Kallás — Foto: GloboNews
Esper Kallás é médico infectologista, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Durante a pandemia, Kallas coordenou um grupo de trabalho na Faculdade de Medicina para sistematizar as diversas ações e pesquisas desenvolvidas pela Universidade para entender e combater a Covid-19.
Inês Coimbra
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/K/dBd0BNTmCWqrB6ppS4hw/inesss.jpeg)
Inês Coimbra, procuradora-geral do estado de São Paulo — Foto: Reprodução/PGESP
Inês Coimbra já é procuradora-geral do estado de São Paulo. Foi a quinta mulher e primeira pessoa negra a exercer o cargo. Indicada neste ano pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), será reconduzida à função por Tarcísio.
A jurista também é mestre em direito administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em direito administrativo e processo civil pela mesma universidade.
Fonte: G1 São Paulo
Nenhum comentário
Postar um comentário