(crédito: Mariana Lins ) Vigilante diz que, se Alexandre de Moraes não tiver mais elementos que possam manter Ibaneis afastado, ele deve r...
Vigilante diz que, se Alexandre de Moraes não tiver mais elementos que possam manter Ibaneis afastado, ele deve retornar ao governo do DF. O petista afirmou que Rocha "está muito mais para vítima do próprio sistema que tragou ele".
Com o pedido do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) para voltar ao governo do DF, o deputado distrital e presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos Chico Vigilante (PT) acredita que não há mais motivos para manter o afastamento do chefe do Executivo Local. Ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, ele disse que Rocha "está muito mais para vítima do próprio sistema que tragou ele". “No meu ponto de vista, se o ministro Alexandre de Moraes não tiver em mãos outras informações (para manter o afastamento), está na hora do governador voltar”, disse o deputado ao jornalista Vinicius Doria.
O parlamentar acredita que o governador não participou da elaboração dos atos golpistas de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes. Ele não vê possibilidade de o emebedista ser processado por crime de responsabilidade.
“Me parece que aqui no DF não aconteceu, por exemplo, o que ocorreu na Bolívia, onde as polícias do país se envolveram para sustentar o golpe. Não acredito que Ibaneis tenha participado, como também não vejo que a Polícia Militar participou enquanto instituição. Agora, setores e elementos podem ter participado dos atos”, ressaltou.
Guarda Nacional
O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino defende a criação de uma Guarda Nacional para cuidar da segurança da Esplanada dos Ministérios. O movimento é visto com muita resistência na bancada do Distrito Federal e entre os deputados distritais. Vigilante diz que não há necessidade de criação de mais uma polícia e defende a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
“Nós temos a Polícia Militar, que bem administrada dá conta da segurança da Esplanada. Ali na Praça dos Três Poderes, temos o Batalhão da Guarda Presidencial. E, se quiser, tem a polícia do Exército. Portanto, não precisamos de mais uma polícia”, pontuou. “E quanto ao (fim do) FCDF, a gente tem que deixar claro: Brasília sem o fundo vai à falência”, salientou.
Assista o CB. Poder na íntegra
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!.
Da redação com informações, CB.
#8 de janeiro #
Chico Vigilante #
Ibaneis Rocha

Nenhum comentário
Postar um comentário