Rui Costa joga PT do DF numa fria Por Redação Quem está faturando com a condenação do chefe da Casa Civil são os adversários dos petistas. R...
Por Redação
![]() |
Quem está faturando com a condenação do chefe da Casa Civil são os adversários dos petistas. Rui Costa jogou o PT brasiliense numa roubada. |
Por César Fonseca
Amo Brasília, cheguei aqui em final de 1973 e constitui família maravilhosa. Desgarrei de Minas com satisfação.Jovem do interior, fui para BH trabalhar e estudar. Devia ter vindo direto de Paracatu, onde morava, para a Nova Capital.
BH, como dizia o grande repórter do JB, Carlos Castello Branco, saudoso Castelinho, piauiense, que lá morou, guarda preconceitos, que narra a partir de suas próprias relações com a tradicional família mineira, conservadora, reacionária etc.
Lá moram os filhos de Dona Lalá, que mobilizou, com a Igreja Católica, a sociedade das Alterosas, para derrubar Jango e a reforma agrária, sem a qual continua imperando o Brasil Colônia. Bolsonaristas, os filhos de Dona Lalá, não entenderam, até hoje, que a industrialização brasileira, depende, fundamentalmente, da reforma agrária, para acabar com o conservadorismo arraigado nas Gerais.
Brasília, aprendi, é a libertação do sobrenome. Todos são do mesmo nível a partir do concurso público, por meio do qual os talentosos superam as dificuldades e dão volta por cima. O Plano Piloto é dos concursados que galgam pela competência e formam seu mundo. Mas isso, restringe-se, em 99% dos casos, ao espaço público da burocracia estatal.
A periferia é outra coisa.
Rui Costa, ministro da Casa Civil de Lula, falou verdade relativa – “Brasília é ilha da fantasia” – mas ao generalizar fez besteira. Fez muito bem pedir desculpas. Quem não erra não aprende, né, não? Saiu da sua posição de prepotente que chega na capital como se fosse o maioral.
P…. nenhuma!
Arrogante, se deu mal. E colocou o PT, numa fria.
Quem está faturando com a condenação do chefe da Casa Civil são os adversários dos petistas. Rui Costa jogou o PT brasiliense numa roubada.
Se fosse algum ministro do ex-presidente maluco fascista Bolsonaro que tivesse descascado Brasília, os petistas se mobilizariam para encher a Esplanada contra tentativa de detonar o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), sem o qual a economia brasiliense entrará em buraqueira.
Não é à toa que Paulo Octávio, maior empreiteiro da cidade, mobiliza-se e faz dessa mobilização plataforma de sua candidatura para 2026 ao Buriti, com apoio de Ibaneis. O PT fica de saia justa, porque perde, na capital, base de sustentação, se não mobilizar a população contra Rui Costa, companheiro petista baiano, agora, odiado pelos candangos.
Já pensou uma mobilização petista prá valer contra o braço direito de Lula no Planalto?
O mea culpa de Costa é a sinalização da sua bancarrota política no governo, que os adversários do PT comemorarão. O PT-DF não tem sequer um senador no Congresso e os deputados federais pensarão duas ou três vezes para ir à mobilização de massa na Esplanada, pela defesa do FCDF, produzindo prejuízo político para o governo Lula.
Mas, parece que não vai ter jeito, não.
Costa virou persona non grata que faz com que seus próprios aliados, no DF, cruzem os braços para não o defender. Um momento contraditório que cria problemas para o PT-DF na disputa eleitoral em 2026.
Ainda bem que não há eleição municipal no DF no próximo ano.
Senão….
Crédito Blog do Chico Santana–Brasília
Nenhum comentário
Postar um comentário