Page Nav

HIDE

Líder da oposição venezuelana proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos

Restrição a Maria Corina Machado levanta preocupações sobre direitos políticos e liberdades na região. Por Rogério Cirino A América do Sul t...


Restrição a Maria Corina Machado levanta preocupações sobre direitos políticos e liberdades na região.

Por Rogério Cirino

A América do Sul tem testemunhado um alarmante aumento nos ataques às liberdades civis e à democracia, como evidenciado pelo recente julgamento que tornou inelegível o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Agora, mais um caso preocupante emerge na Venezuela, onde a líder da oposição, Maria Corina Machado, foi proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos.

Machado, uma engenheira industrial e ex-parlamentar de 55 anos, atualmente lidera as pesquisas entre os 13 candidatos das primárias, cujo objetivo é selecionar o representante que enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas eleições de 2024. No entanto, a Controladoria-Geral do país emitiu uma carta afirmando que Machado está impedida de ocupar cargos públicos pelos próximos 15 anos.

Essa restrição foi ampliada devido ao apoio de Machado às sanções impostas pelos Estados Unidos ao governo de Maduro, bem como seu apoio ao ex-líder da oposição Juan Guaidó, de acordo com a carta da Controladoria. 
Esta não é a primeira vez que Machado enfrenta proibições semelhantes. 
Ela já estava impedida de sair da Venezuela há nove anos e, em 2015, foi barrada de cargos públicos por 12 meses devido a alegações de não ter incluído benefícios recebidos durante seu mandato parlamentar em sua declaração de bens. Machado nega ter recebido tais benefícios.

Crédito BSB Times 

Nenhum comentário