Page Nav

HIDE

Onda de calor: DF entra em alerta vermelho válido até quarta-feira (15/11)

 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press) Onda de calor: DF entra em alerta vermelho válido até quarta-feira (15/11) Instituto Nacional de Meteorolog...

 (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Onda de calor: DF entra em alerta vermelho válido até quarta-feira (15/11)
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho, nesta sexta-feira, válido até a próxima quarta-feira. Comunicado é feito quando temperatura fica 5ºC acima da média
Sol forte em Brasília na terceira ponte, sentido jardim botânico.

Devido à onda de calor acompanhada de altas temperaturas e tempo seco, o Distrito Federal entrou, nesta sexta-feira (10/11), em alerta vermelho de grande perigo para altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O comunicado foi anunciado nesta manhã pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e se estende até as 23h59 da próxima quarta-feira (15/11).
Segundo o Inmet, há risco à saúde diante da temperatura, que fica 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. O alerta vermelho atinge outros estados do Centro-Oeste, como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O noroeste de São Paulo também está sob aviso.
A previsão para esta sexta-feira é de umidade entre 70% e 15% no DF, com temperatura máxima de 35ºC. A mínima registrada foi de 16ºC por volta das 6h em Águas Emendadas, no Plano Piloto e no Gama nesta manhã.
Onda de calor
O céu deve ter poucas nuvens, com vento de fraco ou moderado, e calor na maior parte do dia. "É um aviso de onda de calor, que vai ter a persistência dessa temperaturas elevadas até quarta-feira, e pode prosseguir para os dias seguintes", explica Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.
De acordo com o especialista, a próxima semana também deve ser quente e seca devido a uma intensa massa de ar quente e seca na área central do Brasil, especificamente no Sudeste e Nordeste. "Além de reduzir a nebulosidade, continuamos com temperaturas elevadas, já que a primavera é uma estação mais quente e tem essa frequência maior de dias com temperaturas acima de 5ºC", contextualiza Heráclio.
O meteorologista adianta que, para este sábado (11/11) e domingo (12/11), o tempo deve ser parecido. "Não vai ter muita diferença. A temperatura pode chegar na casa dos 33ºC e a umidade na casa dos 15%", alerta.

Nenhum comentário