Dirceu Aurélio / Imprensa MG Com destaque para o setor mineral, estado mantém liderança nas vendas externas e contribui significativamente...
Com destaque para o setor mineral, estado mantém liderança nas vendas externas e contribui significativamente para a balança comercial do país
Minas Gerais alcançou US$ 21,5 bilhões em exportações no primeiro semestre de 2025, consolidando-se como um dos principais estados exportadores do Brasil. O desempenho representa 17,2% de toda a pauta exportadora nacional no período, segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
O setor extrativo mineral continua sendo o carro-chefe das vendas externas mineiras, responsável por 53,4% do total exportado. Já a indústria de transformação representou 43,4% do volume. Produtos como minério de ferro, café, ouro e produtos siderúrgicos lideram a lista dos mais vendidos para o exterior.
Em relação aos principais destinos, a China se mantém como o maior parceiro comercial de Minas Gerais, seguida por Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Argentina. Juntos, esses países absorvem a maior parte da produção exportada pelo estado.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tatiana Andujar, destacou o esforço do governo estadual para ampliar a presença de Minas no mercado internacional. “Estamos fortalecendo a política de atração de investimentos e de apoio à indústria, o que contribui diretamente para esse desempenho positivo na balança comercial”, afirmou.
Além do bom resultado nas exportações, Minas também registrou superávit na balança comercial, reforçando a importância estratégica do estado para a economia brasileira. A expectativa é de que o segundo semestre mantenha o ritmo de crescimento, impulsionado pela alta demanda global por commodities e produtos industrializados.
Com informações de Agência Minas
Nenhum comentário
Postar um comentário