Governador Ibaneis Rocha participa do encontro Desperta Brasil Evento reúne 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha para 19 horas de prog...
Governador Ibaneis Rocha participa do encontro Desperta Brasil
Evento reúne 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha para 19 horas de programação; público contou com transporte gratuito também no sábado (30) pelo programa Vai de Graça
O governador Ibaneis Rocha participou, na noite deste sábado (30), do Desperta Brasil — evento religioso que mobilizou cerca de 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha. Com 19 horas de programação ininterrupta, o encontro reuniu momentos de oração, missas, shows e outras atividades de fé. Também estava presente a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha.
“O estádio está cheio, e todo mundo aqui agradecendo a Deus pelas bênçãos que caem sobre essa cidade maravilhosa que é a nossa capital da República. Deus abençoe a todos”, disse o governador.
Entre as atrações do evento, estava o sacerdote católico, cantor e influenciador Frei Gilson. Com nove discos lançados, o religioso é conhecido por levar mensagens religiosas aos fiéis por meio da música.
Vai de Graça
Para garantir o acesso do público ao evento, o Governo do Distrito Federal (GDF) estendeu os benefícios do programa Vai de Graça, oferecendo transporte gratuito não apenas no domingo, mas também ao longo de todo o sábado, para atender à movimentação de fiéis na região central de Brasília.
Além disso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) autorizou o reforço na operação das linhas de ônibus. A quantidade de viagens foi ajustada conforme a demanda, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos participantes.
Respeito às religiões
Quando assumiu o governo do DF, em 2019, Ibaneis Rocha retomou o respeito com todas as religiões. Logo nos primeiros dias de gestão, ele criou a Unidade de Assuntos Religiosos, abrindo o diálogo com esse público. Depois, em 2020, ampliou o atendimento ao criar a Secretaria da Família, que na atual gestão virou Secretaria da Família e Juventude.
No que se refere à regularização, desde 2019 este governo legalizou mais de 500 imóveis, um número superior aos 190 templos regularizados entre 2009 e 2018.
Essa gestão também estabeleceu a moeda social como uma forma de as igrejas receberem suas escrituras. Isso significa que as instituições podem obter a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) e regularizar seus espaços em troca da oferta de serviços gratuitos à comunidade.
Outra importante medida foi tomada durante a pandemia. Em 2020, Ibaneis Rocha assinou decreto autorizando o funcionamento de templos. Naquele mesmo ano, uma lei reconheceu as igrejas como atividades essenciais, mantendo as portas dos espaços abertas para receber os fiéis e quem mais precisasse de ajuda.
A construção da Praça da Bíblia, localizada na Vila São José, em Brazlândia, e a reforma da Praça da Bíblia da Candangolândia reforçam o respeito do governo por esse público.
Por Carlos Eduardo Bafutto e Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Nenhum comentário
Postar um comentário