Autorizada a nomeação de 246 aprovados para a Agência Nacional de Mineração e a Agência Espacial Brasileira Portarias que autorizam as nomea...
Autorizada a nomeação de 246 aprovados para a Agência Nacional de Mineração e a Agência Espacial Brasileira
Portarias que autorizam as nomeações foram publicadas nesta sexta-feira (26/9) no Diário Oficial da União

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou, nesta sexta-feira, 26 de setembro, a nomeação de 246 pessoas aprovadas nos concursos públicos realizados para os quadros de pessoal da Agência Nacional de Mineração e da Agência Espacial Brasileira. A Portaria MGI nº 8.187 e a Portaria MGI nº 8.192, ambas assinadas pela ministra da Gestão, Esther Dweck, que oficializam a autorização para as nomeações, foram publicadas hoje no Diário Oficial da União.
Para a Agência Nacional de Mineração, 177 candidatos foram aprovados para o cargo de Especialista em Recursos Minerais, enquanto outros 39 serão nomeados para o cargo de Analista Administrativo, totalizando 216 nomeações. Ambas as funções são de nível superior.
Já para a Agência Espacial Brasileira, 15 aprovados serão nomeados para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia e outros 15 para o cargo de Tecnologista. As duas funções também são de nível superior.
INSPEÇÃO MÉDICA OFICIAL – Neste mês, o MGI, por meio da Portaria SRT/MGI nº 7.809, de 12 de setembro de 2025, assegurou que candidatas e candidatos aprovados em concursos públicos tenham um prazo maior para realizar a inspeção médica oficial que antecede a posse. Anteriormente, os candidatos faziam a inspeção médica só após a publicação da portaria com sua nomeação. A partir de agora, os órgãos e entidades podem instruir que as pessoas aprovadas dentro do número de vagas autorizadas façam a inspeção médica logo após a publicação da autorização da pasta para a nomeação.
O objetivo da inspeção médica (avaliação física e mental) é atestar se a pessoa está apta ou não para desempenhar as atividades laborais do cargo para o qual foi aprovada e garantir a segurança tanto do futuro servidor ou servidora pública quanto da administração pública.
CPNU 2 – Também em setembro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tornou disponível, no último dia 22, os cartões de confirmação de inscrição, com a indicação do local de prova, aos candidatos e candidatas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). O acesso deverá ser realizado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no seguinte endereço: ttps://conhecimento.fgv.br/cpnu2. A prova objetiva do Concurso Nacional será realizada no dia 5 de outubro e aplicada em 228 cidades. Confira a lista de municípios de aplicação.
O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização.
Categoria
Agência Nacional de Mineração e a Agência Espacial Brasileira
Nenhum comentário
Postar um comentário