Reprodução/Redes sociais Um morador de Extrema, distrito de Porto Velho (RO), ficou ferido ao tentar evitar que uma onça entrasse em uma c...
Reprodução/Redes sociais |
Um morador de Extrema, distrito de Porto Velho (RO), ficou ferido ao tentar evitar que uma onça entrasse em uma creche na manhã desta segunda-feira (22/9). O animal, que circulava pela comunidade desde cedo, só foi capturado à noite após uma operação de cerca de dez horas realizada por equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nardeli dos Santos Silva, que tentou conter o felino, relatou que encontrou a onça dentro de uma casa. Com o aumento da movimentação de pessoas no local, o animal se assustou e correu em direção ao prédio escolar. Preocupado com a segurança das crianças, ele decidiu intervir.
“Ela estava dentro da casa, mas, com o tumulto, pulou a janela e seguiu em direção à creche. Foi aí que tentei afastá-la”, contou o morador em entrevista à Rede Amazônica.
Segundo o Ibama, Nardeli conseguiu desviar a atenção do animal, mas acabou arranhado. Ele recebeu atendimento médico e não corre risco.
Operação de resgate
Agentes do Ibama, com o apoio de um médico veterinário, conseguiram sedar a onça e levá-la ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). De acordo com o órgão, o felino deve ser solto em uma área de floresta distante da comunidade.
“O animal percorreu ruas e quintais e chegou a ferir levemente um morador que tentou afugentá-lo. A captura foi realizada com sucesso, garantindo a segurança da população e também a preservação da vida da onça”, informou o Ibama em nota.
Extrema está localizada em uma região cercada por mata e terras indígenas. O instituto destacou que, durante o período de queimadas, é comum que animais silvestres se aproximem de áreas urbanas em busca de alimento, água e abrigo.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Postar um comentário