Divulgação/SMDF Criados para fortalecer a independência financeira e o acolhimento feminino, os centros oferecem cursos gratuitos e já trans...
 |
Divulgação/SMDF
Criados para fortalecer a independência financeira e o acolhimento feminino, os centros oferecem cursos gratuitos e já transformam a vida de centenas de mulheres em diversas regiões do Distrito Federal
Em celebração ao Dia do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro, o Governo do Distrito Federal (GDF) destacou os avanços alcançados pelos Espaços PROMulher, iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF) voltada à capacitação profissional e geração de renda para mulheres. Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 850 mulheres foram beneficiadas pelos programas.
Antes conhecidos como Empreende Mais Mulher, os espaços oferecem cursos gratuitos de qualificação, palestras e oficinas que fortalecem a autonomia e a autoestima das participantes. Atualmente, as unidades funcionam no Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga, alcançando mulheres de todas as regiões administrativas.
As formações incluem áreas como Assistente de RH, Operador de Informática, Copeira, Cuidador de Idosos, Camareira, Gestão Financeira, Prepara Mulher e Aulas de Ritmos, com 182 alunas participando dos cursos em andamento.
Para a vice-governadora Celina Leão, o programa tem impacto direto na vida das mulheres do DF.
“As nossas unidades de atendimento ajudam a ampliar a qualificação profissional e a independência financeira das mulheres, além de orientá-las a entrar no mercado de trabalho”, afirmou.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforça o papel acolhedor dos espaços:
“Por meio dos nossos programas e projetos, as mulheres têm acesso à Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Trabalhamos com respeito à diversidade e combatemos todas as formas de discriminação, garantindo que elas conquistem sua própria renda e uma vida melhor.”
A subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata d’Aguiar, comemora os resultados obtidos:
“Estamos construindo um trabalho contínuo que tem transformado vidas. Muitas mulheres têm aberto seus próprios negócios após as capacitações. No primeiro semestre de 2025, atendemos mais de 850 mulheres e seguimos firmes no compromisso de ampliar essas oportunidades.”
Inclusão e diversidade
Todas as participantes são registradas no Sistema de Informações IRIS, da Secretaria da Mulher. Em cada capacitação, ao menos 10% das vagas são reservadas a grupos em situação de maior vulnerabilidade, como mulheres idosas, transexuais, com deficiência, mães atípicas, rurais, quilombolas, indígenas, egressas do sistema prisional e em situação de rua.
Onde encontrar os Espaços PROMulher
Ceilândia 📍 Casa da Mulher Brasileira – CNM 1, Bloco I, Lote 3 (2º andar) 🕗 8h às 17h 📞 (61) 98199-1146
Taguatinga 📍 Agência do Trabalhador – Setor C4, Lote 3, Taguatinga Centro (2º andar) 🕗 8h às 17h 📞 (61) 99206-6788
Plano Piloto 📍 SBN Quadra 02, Bloco “P”, Edifício Sede 2 🕗 8h às 17h
Com informações da Secretaria da Mulher e Agência Brasília |
Nenhum comentário
Postar um comentário