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Secretaria de Educação de Minas Gerais aplica terceiro simulado do Saeb para estudantes da rede estadual

  Simulado auxilia na recomposição das aprendizagens, amplia diagnósticos pedagógicos e desenvolve habilidades que vão além da avaliação nac...

 


Simulado auxilia na recomposição das aprendizagens, amplia diagnósticos pedagógicos e desenvolve habilidades que vão além da avaliação nacional

Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) aplica, até o dia 3/10, o terceiro simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A ação é voltada para estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede estadual. 

O objetivo é apoiar a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. O simulado permite às escolas identificar avanços, compreender lacunas, orientar intervenções pedagógicas, desenvolver estratégias de resolução de problemas e fortalecer a autonomia dos estudantes em sala de aula.

“Esse momento é uma oportunidade para que professores e estudantes identifiquem o que já avançamos e os pontos que ainda precisam ser trabalhados. Nosso compromisso é garantir que cada estudante tenha as melhores condições de aprendizagem”, afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. 

Este será o último simulado de 2025, funcionando como instrumento de monitoramento contínuo das aprendizagens. Com os resultados, as escolas poderão verificar o desenvolvimento dos estudantes, corrigir rotas pedagógicas e reforçar conteúdos essenciais para consolidar competências de leitura, escrita e raciocínio lógico.

Preparação contínua e engajamento da comunidade

Ao participar dos simulados, os estudantes desenvolvem habilidades que ultrapassam o momento de avaliações externas, como o Saeb e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A experiência estimula a organização dos estudos, fortalece a capacidade de interpretação e resolução de problemas, contribui para o controle da ansiedade em situações de prova e amplia a segurança para enfrentar novos desafios acadêmicos.

“Este ano irei participar das avaliações do Saeb. Na minha escola temos feito várias atividades de leitura, escrita e matemática. Também usamos a apostila do Saeb, que nos ajuda a revisar o conteúdo e praticar exercícios. Essas ações melhoram minha aprendizagem porque me dão mais segurança e motivação para estudar”, afirma Yanni Elizy Siqueira, estudante do 9º ano da Escola Estadual Fernão Dias, em Pirapora.

A SEE/MG também orienta que as escolas promovam ações de mobilização junto à comunidade escolar, incentivando a participação das famílias e reforçando a importância do envolvimento dos estudantes em cada etapa do processo. O trabalho integrado entre gestores, professores e famílias é essencial para consolidar os aprendizados e garantir que os simulados cumpram sua função principal: apoiar o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Sobre o Saeb

O Saeb é uma avaliação externa realizada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele mede a qualidade da educação oferecida pelas redes públicas e privadas de ensino.

Os resultados do Saeb compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e são referência para a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem e da equidade educacional no Brasil.

Da redação do Portal de Notícias

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