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Governador Ibaneis Rocha modernizou a Novacap com a compra de seis caminhões térmicos para recuperação das vias no Distrito Federal.

  A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) inicia, nesta semana, a utilização de seis novos caminhões do tipo Truck, pro...

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) inicia, nesta semana, a utilização de seis novos caminhões do tipo Truck, projetados especificamente para atividades de manutenção viária. Os veículos são equipados com caçamba térmica e um conjunto completo de ferramentas para reparo de pavimentos. A cerimônia de apresentação ocorreu na unidade regional da Novacap em Ceilândia, na sexta-feira, 12 de novembro, contando com a presença de autoridades como o presidente da Companhia, Fernando Leite; o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF, Fauzi Nacfur Junior; o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida; além de representantes do Governo do Distrito Federal.
Este investimento representa um avanço significativo na operação de tapa-buracos em todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal. O planejamento prevê atuação mediante demandas já registradas e inspecionadas previamente, permitindo maior eficácia às solicitações.

A adoção dessa tecnologia marca uma novidade no Distrito Federal, embora já seja amplamente empregada em outros estados. Atualmente, a massa asfáltica é distribuída a partir de usinas a uma temperatura aproximada de 170°C, sofrendo perda térmica durante o transporte, o que compromete a compactação e a durabilidade da pavimentação. Os novos caminhões, no entanto, são projetados para manter a temperatura ideal da massa ao longo do dia, evitando desperdícios e proporcionando reparos mais duradouros. Este recurso é particularmente relevante durante os períodos de chuva, quando a infiltração de água acelera o surgimento de danos no pavimento.

Os novos veículos estão equipados com bica dirigível para aplicação precisa da massa asfáltica, serra para corte e preparação do pavimento, além de placas vibratórias destinadas à compactação eficiente. Contam também com tanques exclusivos para armazenamento de água e emulsão, além de compartimentos reservados para ferramentas e acessórios. Isso permite que todo o processo de manutenção ocorra utilizando um único equipamento, eliminando a necessidade de veículos suplementares e otimizando o tempo das equipes.

Com a capacidade de manter a massa aquecida por até dez horas, as equipes poderão realizar reparos em dois turnos diários. Anteriormente, as operações restringiam-se majoritariamente ao período matutino devido ao rápido resfriamento da massa ao longo do dia. Agora, será possível realizar carregamentos pela manhã e reposições à tarde, permitindo maior alcance dos serviços em áreas mais distantes como Planaltina. Essa melhoria deve ampliar significativamente a produtividade e reduzir os prazos para atendimento das demandas.

Segundo Walquiria Marra, Chefe do Departamento de Regionais da Novacap, essa inovação representa uma transformação no serviço de tapa-buracos prestado à comunidade. A antiga prática recorria a veículos basculantes que limitavam o alcance geográfico e comprometiam a qualidade da massa asfáltica devido à rápida perda térmica. Com os novos caminhões e seus sistemas integrados, será possível assegurar maior precisão no reparo e tempos reduzidos de resposta às solicitações da população.

A gestão dos novos equipamentos ficará sob a responsabilidade do Departamento de Transporte (DETRA), com suporte ao setor da Diretoria das Cidades por meio do Departamento de Regionais. Os caminhões foram contratados junto à empresa FCB - Transporte Logística e Serviços Gerais Ltda., em um modelo de prestação continuada sob demanda. O contrato inicial foi firmado com um valor aproximado em R$ 20 milhões, com duração inicial de um ano e possibilidade de renovações anuais por até cinco anos.

O diretor Raimundo Silva destacou que os seis veículos atuais representam apenas a primeira fase do projeto. A partir de janeiro de 2026, está prevista a ampliação da frota para 12 caminhões, chegando a um total de 36 veículos nos anos subsequentes para atender plenamente às necessidades das regiões administrativas do DF.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, enfatizou como a nova tecnologia inova o trabalho das operações de tapa-buracos até então realizado manualmente. De acordo com ele, no sistema antigo, a massa asfáltica era aquecida nas usinas às temperaturas ideais e transportada até os locais em condições que comprometiam sua aplicação eficaz. Ele celebrou a aquisição dos novos caminhões que mantêm a temperatura constante durante até 10 horas: um recurso que ele acredita proporcionar maior qualidade no atendimento às demandas dos moradores do Distrito Federal.

Esta modernização tem implicações diretas na segurança viária ao contribuir para a redução tanto dos acidentes quanto dos danos aos veículos causados pelos buracos no asfalto. Em épocas chuvosas, quando as vias tendem a deteriorar-se rapidamente devido

Da redação A Politica e o Poder

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