Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line Transporte com gratuidade noturna, atendimento reduzido em repartições e mudanças no comérc...
| Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line |
Transporte com gratuidade noturna, atendimento reduzido em repartições e mudanças no comércio exigem planejamento da população durante o feriado
Transporte público
O transporte coletivo terá esquema diferenciado ao longo da semana natalina. Na véspera do Natal, 24 de dezembro, os ônibus circulam conforme a tabela de dias úteis, com reforço de frota nos horários de saída do comércio. Já no dia 25, a operação segue o padrão de domingos e feriados.
O metrô funciona no dia 24 das 5h30 às 20h. Um dos destaques do período é a gratuidade do transporte público no período noturno, das 18h às 23h, válida para ônibus e metrô em datas específicas de dezembro e também no início de janeiro.
Bancos
As agências bancárias terão atendimento reduzido na véspera de Natal. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 24 o expediente será das 9h às 11h. No dia 25, não haverá atendimento ao público. As atividades retornam ao normal no dia 26.
A Febraban alerta que contas de consumo com vencimento em datas sem compensação bancária podem ser pagas no próximo dia útil sem juros. Já impostos e tributos devem ser quitados antecipadamente para evitar multas.
Saúde
Na área da saúde, os atendimentos de urgência e emergência seguem funcionando normalmente, com hospitais regionais, UPAs e o Samu operando 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde, policlínicas, ambulatórios e centros odontológicos atendem no dia 24 apenas até as 14h e permanecem fechados no dia 25.
Os serviços de urgência odontológica terão escalas específicas em hospitais como Hran, HRT e HRG, com plantões em horários variados ao longo do fim de semana. A vacinação ocorre até o meio-dia do dia 24 e é suspensa no Natal.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo III e Caps AD III funcionam ininterruptamente. Já os Caps I, II e o Capsi atendem até as 14h no dia 24 e fecham no dia 25. As farmácias de alto custo também encerram o atendimento ao meio-dia da véspera e não abrem no feriado.
Educação
As secretarias escolares mantêm o atendimento regular nos dias úteis do período, garantindo suporte a matrículas e demandas administrativas. No dia 24, o funcionamento ocorre até as 14h.
Comércio e serviços
O funcionamento do comércio varia conforme o setor. As lojas de rua podem abrir até as 18h na véspera de Natal, de acordo com a Fecomércio-DF, mas permanecem fechadas no dia 25. Supermercados estão autorizados a operar até as 20h no dia 24 e não abrem no feriado.
Farmácias, que possuem autorização para horário livre ao longo do ano, tendem a funcionar com expediente reduzido, mantendo apenas unidades de plantão no Natal. Bares e restaurantes estão liberados para operar tanto na véspera quanto no dia 25, especialmente para a realização das ceias, desde que respeitadas as normas trabalhistas.
As feiras livres funcionam normalmente no dia 24, mas não abrem no dia de Natal.
Com as mudanças, a orientação é que a população se antecipe, verifique horários específicos e programe compromissos e compras com antecedência para aproveitar o feriado com tranquilidade.
Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário
Postar um comentário