Page Nav

HIDE

Público destaca qualidade do Restaurante Comunitário do Itapoã em audiência pública

Público destaca qualidade do Restaurante Comunitário do Itapoã em audiência pública Mais de 150 pessoas apresentaram demandas, pedidos, suge...

Público destaca qualidade do Restaurante Comunitário do Itapoã em audiência pública
Mais de 150 pessoas apresentaram demandas, pedidos, sugestões e elogios à secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, durante encontro no refeitório

Morador do Paranoá desde a década de 1970, o aposentado Francisco Hélio foi às lágrimas ao relatar a importância dos restaurantes comunitários para sua região e para o Itapoã. Ele foi um dos mais de 150 participantes do Papo Social com Você desta terça-feira (10). O encontro com a comunidade faz parte de uma série de audiências públicas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) nos 18 refeitórios públicos espalhados pelo Distrito Federal.

“Esses restaurantes atendem a quem realmente precisa. Quando você chega aqui, vê famílias carentes, pessoas em situação de rua, trabalhadores e diversas outras pessoas realmente precisadas”, conta seu Hélio, como é conhecido na região.Osana Nunes Alves do Nascimento ressalta que a política social do GDF "não é um balcão assistencialista, mas um conjunto de ações capazes de dar suporte a pessoas como eu em momentos difíceis da vida" | Fotos: Divulgação/Sedes-DF

Para Osana Nunes Alves do Nascimento, mãe solo de dois filhos autistas e de mais um com problemas crônicos renais, a assistência social como um todo tem sido fundamental para chefes de família como ela. “Essa política cumpre um papel essencial em nossas vidas. Não é um balcão assistencialista, mas um conjunto de ações capazes de dar suporte a pessoas como eu em momentos difíceis da vida”, comentou a dona de casa.

Presente no local para acolher e encaminhar as demandas populares, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, comentou a fala da moradora da região. “Eu sou solidária a sua fala e quando ouço relatos como esse eu consigo me colocar no lugar. Vamos seguir evoluindo com a política de assistência social para que mais pessoas possam ser atendidas em suas fragilidades em todo o DF”, destacou a gestora, que também é mãe solo e mãe pâncreas — o filho mais velho dela tem diabetes do tipo 1, com necessidade permanente de insulina.Gemina Ferreira: "Já passei por vários estados e apenas aqui o governo entende que ações como essa garantem os direitos e as necessidades básicas das famílias"

Um exemplo pleno de inserção nas iniciativas socioassistenciais é a maranhense Gemina Ferreira. Há pouco mais de cinco anos na cidade, ela é usuária frequente do Restaurante Comunitário do Itapoã, além disso faz jus aos programas Cartões Prato Cheio, Material Escolar, Uniforme Escolar e Gás. “Eu só tenho a agradecer, pois já passei por vários estados e apenas aqui o governo entende que ações como essa garantem os direitos e as necessidades básicas das famílias”, apontou.
Essa foi a quarta edição do Papo Social com Você. Mais de 500 pessoas já participaram dos encontros, que passaram por Ceilândia, Varjão e expansão de Samambaia. O bate-papo com a secretária Ana Paula Marra tem o objetivo de abordar questões sobre Prato Cheio e serviços dos restaurantes comunitários, como atendimento, alimentação e afins. O próximo ocorre nesta quinta-feira (12), a partir das 15h, na unidade de Sol Nascente/Pôr do Sol, no trecho 2, Quadra 105, Conjunto O, Área Especial 1.

*Com informações da Sedes-DF

Nenhum comentário