Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest

Agenildo Neri “Eu vi Samambaia nascer”

Agenildo Neri “Eu vi Samambaia nascer” Ainda adolescente, no ano 1985, antes da criação de Samambaia, Agenildo Neri morador à época em T...


Agenildo Neri “Eu vi Samambaia nascer”
Ainda adolescente, no ano 1985, antes da criação de Samambaia, Agenildo Neri morador à época em Taguatinga sul; próximo à antiga invasão da Boca da Mata não gastou seu tempo como os demais garotos de sua idade e região. Entre uma partida de futebol e outra com seus amiguinhos olhava com espanto as casas de madeira e a quantidade de pessoas que habitavam a área. “Faltava tudo para aquela população, água, comida, respeito e dignidade. Sobrava descaso.” Argumenta.

Na sua juventude resolveu participar, ajudar de alguma forma aquele povo sofrido. A época do cadastramento para a remoção das famílias ocupantes daquela invasão que daria origem a Samambaia; ofereceu-se como voluntário.

Em março de 1989 quando o então governador Joaquim Roriz por meio da Lei nº 49 e do decreto 11921 cria Samambaia, Agenildo Neri teve a alegria de cadastrar e participar da entrega do lote da primeira moradora da cidade; dona Sila, que mora na quadra 603 até hoje. “Eu vi Samambaia nascer e acompanho seu crescimento dia a dia.” Diz o pioneiro da Cidade.

Uma das lutas de Agenildo Neri durante sua vida foi habitação. De lá pra cá, tem em pauta e atua vividamente na questão habitacional do Distrito Federal. Algumas centenas de pessoas hoje tem sua habitação própria, e outras ainda aguardam suas moradias por intermédio do trabalho dele. É o caso de Vilma Francisca moradora do Riacho Fundo II, Manoelito Ramos, da M Norte, Ana Santos, Santa Maria, Lina Vaz, Recanto das Emas; Erik Costa citado como exemplos.

Como pré-candidato a Deputado Distrital tem propostas pontuais para esta causa. Uma delas é abertura contínua de inscrição na Codhab: com programas efetivos e viáveis de atendimento, especialmente para os filhos de Brasília.

Nenhum comentário