banner

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

author photo

Ibope: Bolsonaro segue na liderança com 28%. Haddad sobe para 22%
Ciro Gomes (PDT) está em 3º, com 11%. É o quinto levantamento realizado pelo instituto desde o início da campanha eleitoral
O Ibope divulgou na noite desta segunda-feira (24/9) sua quinta pesquisa da corrida presidencial. De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança, com 28% das intenções de voto no primeiro turno. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT). O petista subiu três pontos percentuais em relação ao último levantamento e se consolidou em segundo lugar com 22%.

Em seguida, estão Ciro Gomes (PDT), 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), 8%, e Marina Silva (Rede), 5%. Considerada a margem de erro (2 pontos percentuais para mais ou menos), o trio está tecnicamente empatado.
Confira, abaixo, a simulação para o primeiro turno:Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSol): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco e nulos: 12%
Não souberam ou não responderam: 6%

2º turno
O Ibope também fez simulações de 2º turno. De acordo com o levantamento, Bolsonaro perde em três dos quatro cenários avaliados.

Em uma eventual disputa com Fernando Haddad, o militar da reserva soma 37% das intenções de voto. Enquanto isso, o petista registra 43%. Brancos e nulos são 15%. Indecisos somam 4%.

Contra Ciro Gomes, Bolsonaro perde. O candidato do PSL tem 35%. O pedetista tem 46 %. Neste cenário, votos brancos e nulos alcançam 15%. Não sabem ou não responderam correspondem a 4%.

Concorrendo contra Alckmin, Bolsonaro tem 36%. O tucano registra 41%. Brancos e nulos são 20%. Indecisos, 4%.

De acordo com o Ibope, Bolsonaro e Marina estão numericamente empatados para uma possível disputa de segundo turno. Ambos somam 39% das intenções de voto. Brancos e nulos registram 19%. Indecisos são 4%.

Rejeição
De acordo o Ibope, a rejeição a Bolsonaro subiu 4 pontos percentuais: foi de 42% para 46%. Fernando Haddad é rechaçado por 30%. Marina Silva, 25%, Geraldo Alckmin, 20%, e Ciro Gomes, 18%, vêm em seguida.

Meirelles, Daciolo, Eymael e Boulos são rejeitados por 11% dos eleitores, cada. Vera Lúcia por 10%. Alvaro Dias, Amoêdo e João Goulart Filho por 9%, cada.

Segundo o Ibope, 2% dos eleitores pode votar em qualquer um dos presidenciáveis. Outros 7% não souberam ou simplesmente não responderam ao questionamento.

O levantamento ouviu 2.506 eleitores entre os dias 18 e 24 de setembro. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06630/2018, foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade