Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest

Com campanhas baratas e engajamento em redes sociais candidatos garantem vaga na CLDF

Com campanhas baratas e engajamento em redes sociais candidatos garantem vaga na CLDF As eleições de 2018 têm comprovado a forte influênci...


Com campanhas baratas e engajamento em redes sociais candidatos garantem vaga na CLDF
As eleições de 2018 têm comprovado a forte influência das redes sociais para angariar votos, tanto no contexto nacional como regional. Com pouco tempo de TV e sem patrocínios, novos candidatos têm investido cada vez mais em plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp para disseminar suas ideias e propostas.
Leandro Grass, primeiro distrital eleito pela Rede Sustentabilidade, está entre os candidatos vitoriosos que tiveram a campanha mais barata do DF. O distrital teve um gasto total de R$ 30,7 mil, vindo de recursos próprios e vaquinhas on-line, e competiu com nomes já antigos da CLDF, que chegaram a gastar mais de R$ 900 mil proveniente de todos os lados: do fundo eleitoral, doações de pessoas físicas e familiares.
Com foco nas redes sociais e no corpo a corpo, Grass conseguiu 6.578 votos. O distrital teve 4 segundos na TV e pouquíssimas inserções, competindo com candidatos com longas propagandas e padrinhos políticos.
O futuro deputado explica que contou com uma pequena equipe de comunicação, composta por um designer e um vídeomaker contratados e três jornalistas voluntárias. A grande aposta foi na criatividade das artes e dos textos e no engajamento dos apoiadores para atrair a atenção do público mais jovem. “A comunicação mudou e a forma como as pessoas definem seus votos também. Acredito que o diálogo na abordagem corpo a corpo e a apresentação de propostas claras, em uma linguagem acessível, nos canais onde a juventude está nos aproximaram dos eleitores e garantiram a vaga na CLDF”, disse o distrital.
O voluntariado também fez a diferença. Apoiadores que se propuseram a distribuir material, realizar reuniões e compartilhar o conteúdo do candidato nas redes de amigo levaram as propostas de Grass aos eleitores.
O servidor público Felipe Santos Araújo, 36 anos, foi um desses apoiadores. “O Leandro pra mim representa mais que a renovação na política. Ele é o reflexo de um trabalho bem feito na educação, desde a base até a faculdade. Acredito que ele, com sua forma crítica de analisar a realidade das pessoas de Brasília, poderá buscar suprir as necessidades básicas dos mais necessitados sempre olhando pela justiça social. Desde quando me contou que entraria na batalha política, me coloquei a sua disposição pois em nenhum momento duvidei que ele seria o verdadeiro representante do que acredito na CLDF”, disse.
Agora, o deputado eleito também quer fazer um mandato mais barato, ele é apoiador da iniciativa Câmara Mais Barata, que busca reduzir gastos e aumentar a transparência dos mandatos da Casa. O texto básico do projeto prevê, entre outras coisas, a extinção da verba indenizatória, a redução do orçamento dos gabinetes e o corte nos gastos com propaganda.
Cenário nacional
As eleições presidenciais confirmam a tendência da consolidação das redes sociais como meios mais efetivos de campanha.
Em matéria publicada no dia 7/10, a Folha de S. Paulo comparou a atuação do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, com o do PT, Fernando Haddad.
Segundo a publicação, pesquisa do Datafolha revelou que 6 em cada 10 eleitores do Bolsonaro dizem ler notícias compartilhadas no WhatsApp, enquanto 38% dos eleitores de Haddad afirmaram consumir informações replicadas no aplicativo.
Já sobre o Facebook, a matéria da Folha de S. Paulo traz dados do Monitor do Debate Político da USP, que mostram que os apoiadores de Bolsonaro movimentaram 38 milhões de interações na rede social. Além disso, o candidato concentra 42% das curtidas dadas a candidatos à Presidência no Facebook. Colaboração: Assessoria de Imprensa deputado Distrital – Leandro Grass