Page Nav

HIDE

PF apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína em Presidente Prudente

PF apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína em Presidente Prudente Duas pessoas foram presas em flagrante, veículos, armas e dinh...


PF apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína em Presidente Prudente
Duas pessoas foram presas em flagrante, veículos, armas e dinheiro em espécie foram apreendidos; dois seguem foragidos
A Polícia Federal apreendeu, na manhã deste sábado (13/4), um helicóptero, avaliado em R$ 4 milhões, com meia tonelada de cocaína. A operação, batizada de Flying Low, foi deflagrada em Presidente Prudente (SP) e resultou na prisão de duas pessoas em flagrante.
A aeronave pertence ao Posto Park Sul Derivado de Petróleo LTDA, sediado em Brasília, conforme a Agência Nacional de Aviação (Anac). O quadro societário da empresa é integrado por Phillipe Oliveira Vilela e Matheus Vilela, segundo a Receita Federal.
Advogado dos irmãos, Murilo de Menezes afirmou que a empresa vendeu o helicóptero à Hangar Power Limitada, localizada em Ribeirão Preto, em 15 de fevereiro de 2019 por R$ 6,9 milhões. “O contrato previa que a transferência da titularidade ocorreria apenas após a quitação do valor. Há duas parcelas em aberto e, apenas por isso, a aeronave ainda está no nome do Posto Park”, explicou. Ele acrescentou que a empresa pedirá a rescisão do contrato.
Conforme registros da Receita Federal, a Hangar presta “atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem”. O quadro societário conta com os empresários Tatiana Franco Barbosa Lima e Marcelo Franco Barbosa Lima. O Correio não conseguiu contato com os dois.
Operação
As ações integram uma investigação iniciada há cerca de um ano, em combate a uma organização criminosa responsável pelo tráfico ilícito de entorpecentes por meio aéreo. Segundo a Polícia Federal, os traficantes buscavam drogas no Paraguai e as levavam para São Paulo.
Os policiais encontraram o helicóptero em meio a um matagal no interior paulista. De acordo com a PF, a aeronave estava sendo reabastecida por não ter autonomia para cumprir todo o trajeto de uma só vez. Houve apreensão, ainda, de arma, veículos e dinheiro em espécie. Duas pessoas conseguiram fugir e seguem sendo procuradas.
Vinte policiais federais participaram da ação. O efetivo contou com o apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional da PF e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O nome da operação é traduzido do Inglês como 'voando baixo' e refere-se ao modo como era feito o deslocamento aéreo.
No Twitter, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, parabenizou a Polícia Federal pela apreensão. “Vamos usar esse helicóptero contra o próprio tráfico de drogas, como a lei permite”, adiantou