( 00:00:00 )

sábado, 13 de abril de 2019

author photo

PF apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína em Presidente Prudente
Duas pessoas foram presas em flagrante, veículos, armas e dinheiro em espécie foram apreendidos; dois seguem foragidos
A Polícia Federal apreendeu, na manhã deste sábado (13/4), um helicóptero, avaliado em R$ 4 milhões, com meia tonelada de cocaína. A operação, batizada de Flying Low, foi deflagrada em Presidente Prudente (SP) e resultou na prisão de duas pessoas em flagrante.
A aeronave pertence ao Posto Park Sul Derivado de Petróleo LTDA, sediado em Brasília, conforme a Agência Nacional de Aviação (Anac). O quadro societário da empresa é integrado por Phillipe Oliveira Vilela e Matheus Vilela, segundo a Receita Federal.
Advogado dos irmãos, Murilo de Menezes afirmou que a empresa vendeu o helicóptero à Hangar Power Limitada, localizada em Ribeirão Preto, em 15 de fevereiro de 2019 por R$ 6,9 milhões. “O contrato previa que a transferência da titularidade ocorreria apenas após a quitação do valor. Há duas parcelas em aberto e, apenas por isso, a aeronave ainda está no nome do Posto Park”, explicou. Ele acrescentou que a empresa pedirá a rescisão do contrato.
Conforme registros da Receita Federal, a Hangar presta “atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem”. O quadro societário conta com os empresários Tatiana Franco Barbosa Lima e Marcelo Franco Barbosa Lima. O Correio não conseguiu contato com os dois.
Operação
As ações integram uma investigação iniciada há cerca de um ano, em combate a uma organização criminosa responsável pelo tráfico ilícito de entorpecentes por meio aéreo. Segundo a Polícia Federal, os traficantes buscavam drogas no Paraguai e as levavam para São Paulo.
Os policiais encontraram o helicóptero em meio a um matagal no interior paulista. De acordo com a PF, a aeronave estava sendo reabastecida por não ter autonomia para cumprir todo o trajeto de uma só vez. Houve apreensão, ainda, de arma, veículos e dinheiro em espécie. Duas pessoas conseguiram fugir e seguem sendo procuradas.
Vinte policiais federais participaram da ação. O efetivo contou com o apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional da PF e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O nome da operação é traduzido do Inglês como 'voando baixo' e refere-se ao modo como era feito o deslocamento aéreo.
No Twitter, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, parabenizou a Polícia Federal pela apreensão. “Vamos usar esse helicóptero contra o próprio tráfico de drogas, como a lei permite”, adiantou

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior