( 00:00:00 )

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

author photo




Hélvia Paranaguá


Nenhuma frase da literatura brasileira define tão bem o sertanejo como essa do grande escritor da literatura brasileira, Euclides da Cunha.
Já nascemos fortes para enfrentar a aridez do solo, das secas prolongadas, das altas temperaturas sob um sol escaldante.
Quando saíamos do sertão para os grandes centros, em busca do ensino superior, a garra de vencer vinha dessa força que já está entranhada no nosso DNA.
Certa feita, quando morei no Paraná, ouvi um comentário na sala dos professores, de uma colega sulista, demonstrando perplexidade com a passividade do sertanejo diante das agruras da vida.
Mal sabia ela que essa suposta passividade é a força que nos impulsiona a lutar a cada dia, que nos faz superar nossas deficiências e nos transforma em vencedores.
E do nosso sertão, saiu o garoto criado no Instituto Batista Correntino -IBC, que morava às margens do Barro Vermelho e que hoje é Reitor da Universidade Federal do Ceará, Dr. Cândido Albuquerque (Zé Candinho). Também desse mesmo chão, da nossa cidade de Corrente, saiu o atual governador do Distrito Federal, Dr. Ibaneis Rocha.
Ambos, advogados de sucesso, que com muita garra, trabalho e determinação, encontraram no quadro de "tempestade perfeita" que assolava o país, um caminho para se colocarem como alternativa de mudança do cenário atual.
A esses dois sertanejos, desejo sucesso na condução dos seus projetos, mesmo sabendo que a missão de ambos é árdua mas perfeitamente possível de obterem ótimos resultados.
Hélvia Paranaguá é natural de Corrente – Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Graduada em Letras/Inglês pela Universidade de Brasília- UnB, Pós-graduada em Ensino da Língua Estrangeira Moderna – LEM pela USP de Curitiba, Pós-graduada em Administração do Turismo em Núcleos Receptores pela Escola de Comunicação e Arte – ECA da USP, Pós-graduada em Administração Pública- CIPAD pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Mestranda em Educação Pública pela Universidade de Brasília, Exerceu cargo de Secretária na Secretaria Extraordinária de Educação Integral do DF e atualmente, é sub-secretária de agricultura do Distrito Federal.

Fonte http://fortnoticias.com.br/2019/09/03/coluna-helvia-paranagua-o-sertanejo-e-antes-de-tudo-um-forte/
Área de anexos
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior