( 00:00:00 )

sábado, 14 de setembro de 2019

author photo


Viver é enfrentar problemas. O modo como você os enfrenta é que faz a diferença”, ensinava Lair Ribeiro. Na mesma direção, o ex-deputado Ulysses Guimarães lembrava: “Onde está o homem está o problema”.

Na Canção do Tamoio, o escritor e poeta Gonçalves Dias também se reportou ao assunto de forma magistral: “Não chores, meu filho; não chores, que a vida é luta renhida: viver é lutar. A vida é combate que os fracos abate, que os fortes, os bravos, só pode exaltar”.

E Jesus ensinou: “No mundo tereis problemas, mas tendes bom ânimo. Eu venci o mundo”. Aprender sempre, sem desanimar, melhorar-se, fortalecer-se, superar. Este é o processo do viver. Quanto mais sabedoria, mais fácil será a vida e o viver. Não são os problemas em si que causam sofrimento. É a forma inadequada como se enfrenta-os”. Quanto mais revolta, desânimo e desespero, mais sofrimento.

Mas por que há tanto sofrimento na humanidade? Predominantemente, por falta de sabedoria. Mesmo pessoas com nível superior, dificilmente se interessam em conhecer e praticar as leis que nos ensinam a viver com qualidade, mesmo com problemas. As principais delas são: Lei de Progresso, Lei de Solidariedade, Lei dos Afins, Lei de Ação e Reação, Lei de Harmonia, Lei de Atração.

Viver é nós. Todos se ajudando. Todos aprendendo com todos. Problemas, para serem resolvidos, às vezes, precisam de tempo, inteligência, perseverança. Se não podem ser resolvidos devem ser administrados da melhor maneira possível. Resolvendo-os ou administrando-os, aparecerão afins pedindo sua ajuda. Viver é topar em pedras e retirá-las para que outros não topem.

Errar, aprender, corrigir, ensinar, para que outros não errem. Este é o processo completo: Ignorância, erro, arrependimento, expiação, reparação.
Fale boas palavras, mesmo diante de acontecimentos ruins. Palavras ruins repetidas tornam-se vício e atraem mais coisas ruins. Não deu certo? Não maldiga. Às vezes, o errado, é o melhor que poderia acontecer. Tenha mais atenção, mais organização, mais compreensão. Pense! Avalie! Mude e supere!

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior