Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

EXCLUSIVO: Teresina aplicou 89 doses vencidas da vacina de Oxford/AstraZeneca

Dados oficiais do Ministério da Saúde informaram na noite deste sábado (24), que doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca foram destinada...


Dados oficiais do Ministério da Saúde informaram na noite deste sábado (24), que doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca foram destinadas aos estados pelo próprio Ministério e aplicadas na população. 
Em Teresina, capital do Piauí, 89 doses foram aplicadas.
Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 1.254 pessoas vacinas com o imunizante vencido em 160 cidades do país. Até o momento, somente o município de Dracena, no interior de São Paulo admitiu ter aplicado a vacina em 80 pessoas.
O cartão de vacinas não traz a data de validade do imunizante, mas registra o lote do qual ele faz parte, o que pode ajudar quem recebeu a dose a saber se pode ou não ter sido vacinado com dose vencida.
Todos os registros se referem a doses da vacina AstraZeneca que vieram da Índia na primeira remessa ao Brasil, em janeiro.
De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120Z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas mapeados se refere a esse lote.
Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 – com 108 casos em cinco estados – e 4120Z005 – 277 casos em 17 Unidades da Federação – foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente.
Enquanto não há orientação oficial, quem desconfia que pode ter tomado uma vacina vencida pode procurar um posto de saúde para buscar mais informações. É importante levar o cartão de vacina.
A orientação de especialistas é esta: identificado o erro, os municípios que aplicaram as doses vencidas precisam acompanhar os imunizados erroneamente por um período básico de 30 dias, e depois revaciná-los, como se fosse a primeira dose. 
A partir de então, conta o prazo normal para a segunda aplicação.

Nenhum comentário