Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Dono de padaria empresário de Valparaíso coloca mesa solidária com alimentos a moradores em bairros carentes

Dono de padaria empresário de Valparaíso coloca mesa solidária com alimentos a moradores em bairros carentes. Iniciativa se deu após comerci...


Dono de padaria empresário de Valparaíso coloca mesa solidária com alimentos a moradores em bairros carentes.

Iniciativa se deu após comerciante perceber que poderia fazer o bem às pessoas carentes com os alimentos do dia
Hoje como já de costume todas às semanas, neste domingo, 18, a nossa reportagem tomou conhecimento sobre o bairro América do Sul, Novo Gama conhecido como Garganta do Córrego, a iniciativa partiu do empresário Horton Freitas 43 anos, proprietário da Padaria Sabor & Pão, que colocou uma mesa na rua, produtos de seu estabelecimento, onde doa alimentos para moradores carentes desde 2009 a pouco mais de 10 anos.
De acordo Freitas, foi mais pela sua criação de pai e mãe, com pouco que eles tinham sempre ajudavam muitas às pessoas, a iniciativa surgiu após sua chegada de Brasília quando estranhou em ver frutas e verduras serem compradas algo que não normal no interior, enquanto isso ele observava bastante o desperdício de comida na capital federal.
Ele fala ” eu fui trabalhar em um restaurante, lá jogava muita comida fora, passava algum pessoal que morava na rua com dificuldade financeira, onde tive a ideia selecionar essas comidas do restaurante para eles ”
Ele mais frente Horton revela um momento que marcou sua vida ” em seguida fui trabalhar na Granja do Torto, sempre que eu estava de serviço na presidência sobrava muita comida, mas nós não jogava fora, na época compramos um saco reforsado a gente colocava aquela comida ali dentro do saco e deixava para as pessoas pegar assim todos eles já sabiam ” afirmar o comerciante.
O empresário destacou que se todos ajudassem uns aos outros, tudo poderia ser diferente. “Está dando tudo certo, nós damos de coração os pães, pão de queijo, rosca, bolos, refrigerantes, entre outros e resolvemos colocar a mesa solidária. Às vezes vai chegando próximo do domingo já começamos os preparativos, ao gente chegar perto do local já se percebe que tem pessoas sentadas lá fora de suas casas esperando, outras vêm até nós e pergunta se vamos por alimentos na mesa, aí nós pegamos e colocamos lá”.
Estudo da Embrapa, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, identificou que a preferência das famílias brasileiras pela abundância de comida aliada à aversão pelo consumo das sobras das refeições gera desperdício de alimento e impacta negativamente nas tentativas de economizar nos gastos com alimentação. A pesquisa, publicada na edição de maio do International Journal of Consumer Studies , mostra que o hábito de comprar alimento em excesso e a conservação inapropriada são geradores de desperdício de comida em populações de baixa renda.

A pandemia do novo coronavírus dificultou ainda mais a vida de quem já passava por dificuldades. Nesse momento, o trabalho de fazer com que o alimento que cresce abundante nas terras férteis do Estado de Goiás não acabe desperdiçado, se tornou ainda mais importante.
De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), enquanto 821 milhões de pessoas passam fome no mundo, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados diariamente.
Esta é uma das contradições mais tristes da vida moderna e pede por ações que ajudem a modificar essa realidade.
SGT Roniscley do GPT, é um dos voluntários também idealizador do projeto, que tem a missão de buscar o alimentos que vai colocar e coloca comida na mesa de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, sempre com o intuito de ajudar as famílias carentes e de trabalhadores informais durante a pandemia de coronavírus, a criação do projeto “Alimente essa Casa”. Apesar da ação ter sido desenvolvida em Douradoquara ( MG), 
A família comandada e liderada pelo Eustáquio de Freitas de 65 anos, para eles um sonho realizado que pode ajudar pessoas de várias cidades da região metropolitana do Entorno Sul de Brasília.
Exemplo a ser seguido por outros empresários da cidade de Valparaíso de Goiás, Parabéns à todos envolvidos deste lindo projeto, que moradores do bairro Ipiranga conheça mais de perto sobre toda dinâmica que está por atrás de toda atividade comercial da padaria Sabor & Pão, é uma dedicação em servir melhor clientes, é recompensa de ajudar o próximo!

Nenhum comentário