Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest

GDF vai antecipar a segunda dose para quem tem que tomar até 7 de setembro

GDF antecipa D2 para grupo que iria completar o esquema vacinal em 7 de setembro - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press) GDF vai antecipa...

GDF antecipa D2 para grupo que iria completar o esquema vacinal em 7 de setembro - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

GDF vai antecipar a segunda dose para quem tem que tomar até 7 de setembro
Medida passa a valer a partir desta terça-feira (31/8).
Até então, apenas quem estava com a segunda dose marcada para 31 de agosto poderia antecipar a aplicação do imunizante
O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou, nesta segunda-feira (30/8), o grupo contemplado para antecipar a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Pfizer. 
A partir desta terça-feira (31/8), quem está marcado para completar o ciclo vacinal até 7 de setembro poderá receber o imunizante antes da data prevista.
Comunicado foi feito durante coletiva de imprensa, no Palácio de Buriti. 
De acordo com subsecretário de Vigilância da Saúde, Divino Valéro, explica que a data limite para essa ampliação levou em consideração o quantitativo de doses disponíveis para a D2 na capital. 
"Toda vez que se fala em antecipar, temos que saber para que grupo e qual o tamanho desse grupo. Porque nós temos o orgulho de dizer que aqui, no Distrito Federal, não houve nenhum caso do cidadão buscar o posto e não ter a dose. 
É muito importante que a gente mantenha essa segurança", ressaltou o subsecretário.
"Podemos avançar mais? Sim, depende do que recebermos do Ministério da Saúde para que nós tenhamos essa garantia no adiantar das doses", reforçou Divino Valéro durante a coletiva. Nesta segunda-feira (30/8), o Distrito Federal recebeu mais 27.530 da AstraZeneca e 10.530 da Pfizer. Todas para a aplicação da segunda dose.
Até o momento, a antecipação estava sendo feita para aqueles que iriam receber a D2 até 31 de agosto. Para receber o imunizante antes da data prevista, é necessária ir aos pontos de vacinação com o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto. 
Só serão aceitos aqueles que estão contemplados na data limite definida pelo governo.
Em relação a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, Divino Valéro destaca que aguarda o recebimento de mais doses da Pfizer para a D1 — único imunizante autorizado para a aplicação neste público etário. 
Segundo o subsecretário de vigilância da Saúde, a capital vacinou 65% deste grupo. 
Até o momento, os adolescentes sem comorbidades entre 12 e 17 anos, podem tentar receber a vacina da xepa — quando sobra dose no frasco aberto nos pontos de imunização, após o horário de aplicação.
Há 5.580 doses da Pfizer disponíveis no DF para a primeira dose, que serão aplicadas para a população com 17 anos ou mais que ainda não iniciou o esquema vacinal.

Fonte: Correio Braziliense 

Nenhum comentário