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Comércio comemora aumento de vendas em Brasília e no Brasil

Comércio comemora aumento de vendas em Brasília e no Brasil Os 6% obtidos no DF são melhor cenário econômico desde 2014; nacionalmente, al...


Comércio comemora aumento de vendas em Brasília e no Brasil
Os 6% obtidos no DF são melhor cenário econômico desde 2014; nacionalmente, alta foi de 9,5%
As vendas na época natalina no Distrito Federal conseguiram alcançar, no varejo, a meta estabelecida no levantamento do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Os 6% batidos nas vendas de Natal representam o melhor cenário econômico em cinco anos.
Alguns setores como roupas, brinquedos e calçados, segundo o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, cresceram 7,2% entre os dias 22 a 25 de dezembro, época natalina. Em 2018, o cenário fechou em um aumento de 4% — que já representava o maior índice na série histórica iniciada em 2014.
“Esse é um crescimento acima da média. Anualmente, esses três setores [roupas, brinquedos e calçados] são os que mais vendem em datas especiais como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, além do Natal”, comentou Castro.
A razão para o cenário positivo na economia local é analisado como fruto do crescimento na renda da população. Conforme interpreta o presidente do Sindivarejista, o extra no bolso para as compras de Natal é efeito da injeção de R$ 30 milhões pelo PIS/Pasep e de R$ 7,6 bilhões pelo 13º salário no DF neste ano.
“Esses saques de benefícios ajudaram muito a saldar dívidas e recolocar pelo menos 500 mil pessoas em condições de voltar a comprar a prazo. Sobrou um dinheirinho; elas foram ao mercado fazer compras”, disse Edson.
O levantamento do Sindivarejista foi feito entre os dias 16 e 26 com 1.170 comerciantes do varejo brasiliense entre os 24 shoppings e outras lojas independentes nas entrequadras da área central de Brasília. No Distrito Federal são mais de 100 mil trabalhadores do comércio beneficiados pelo cenário positivo.
Brasil também tem altaO país também chegou a registrar aumento nas vendas de Natal. Foi registrado um crescimento de 9,5% do faturamento no comércio brasileiro segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). É o melhor número desde 2014.
As vendas representam um faturamento de R$ 168,2 bilhões para a economia brasileira. Entre os itens de consumo mais procurados para embalar para presente estão peças de moda masculina e feminina, brinquedos, perfumes e cosméticos variados.
A liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a taxa básica de juros, Selic, definida em 4,5% ano contribuíram para os resultados obtidos.
O levantamento foi feito entre os dias 1º e 20 de dezembro, realizado com cerca de 400 shoppings no Brasil.
Shoppings ainda cheios
Depois das festanças, é a hora de novas idas ao shopping, desta vez por três principais motivos: promoções pós-Natal, trocas de presentes e réveillon. Esta é a análise dos comerciantes para o período até o ano novo. São esperadas mais de 250 mil pessoas nos shoppings do Distrito Federal nestes próximos dias.
“A maioria das lojas estabelece cerca de 30 dias para as trocas e elas normalmente vêm acompanhadas de outra compra. Muita gente que vai fazer as trocas nesses dias também aproveita a liquidação depois do feriado, além de fazer as compras para o Réveillon”, comentou Edson de Castro, presidente do Sindivarejista.
São as famosas superstições que chamam a atenção na virada do ano. O foco das compras está principalmente nas cores e utensílios representativos sobre o que se espera do ano seguinte. “Esse ano o amarelo está ganhando em termos de vendas da cor pérola — ou branco”, afirmou Castro.
Apenas ontem, o Sindivarejista calculou cerca de 200 mil pessoas circulando nos shoppings do DF — o dobro do fluxo comum de pessoas registrado diariamente. “Esse movimento é muito bom para uma quinta-feira”, complementou o presidente.
Ainda de acordo com o Sindvarejista, o fluxo de pessoas só não é maior pelas muitas viagens realizadas neste fim de ano. Muitos dos possíveis consumidores em Brasília escolhem viajar para praias, conforme analisa Edson de Castro. Entre os destinos elencados por ele, o brasiliense procura descanso nas cidades litorâneas dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Alagoas.
Mas, para ele, a compensação vem a partir do turismo, que traz o consumo de outros pontos brasileiros para o Distrito Federal. “O fluxo de turistas de outros estados para Brasília aumenta em 30% em comparação com um mês de baixa temporada, como setembro”, comentou.

Com informações da Agência Brasil

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